Como começar bem no off-road?

Você está animando de sair do asfalto e iniciar suas aventuras nas estradas de terra? Vai viajar para alguma região fantástica e algumas das atrações estão localizadas em trechos não-pavimentados? Conheça três dicas básica para começar bem no off-road!

 

1 – SUA MOTO SERVE!

A moto que você já tem, a moto que você já usa, já conhece, é a moto que você vai colocar na terra. Claro que existem níveis de conforto na pilotagem e cada moto lhe dará um retorno diferente, conforme o tipo da moto. É possível fazer off-road de Harley? Com certeza! Vai cansar? Sim! Mas é a SUA moto, é o SEU sonho de viagem, e ninguém tem que dar palpite.

Hoje em dia tem esse rótulo da “moto aventureira”, que tem que ter características A, B e C, e se não tiver isso não será uma moto adequada. Isso não existe! Aventureiro é VOCÊ, não a moto! Entendido isso, obviamente você vai pilotar sua moto na estrada de terra de forma coerente com as limitações, dela e suas! Velocidade, suspensão, bagagens, você vai adaptar tudo para sua necessidade no momento.

 

2 – PLANEJE-SE!

Você vai pilotar na terra. Então prepare sua moto pra isso, com os protetores adequados para o motor, carenagens, cárter. Avalie seus pneus e troque se for necessário. Prepare suas vestimentas, com proteções para suas juntas especialmente tornozelo, joelhos e ombros. Prepare-se fisicamente, pois off-road é bem cansativo, e sem as técnicas de pilotagem corretas fica um pouquinho mais. Muitas vezes os reflexos naturais e o instinto nos fazem agir de forma contrária ao que é necessário para a pilotagem mais segura. Pratique de leve, avalie a experiência, e quando possível procure um curso de pilotagem para aprimorar-se e poder aproveitar mais o prazer da pilotagem off-road.

 

3 – ESCOLHA ONDE VAI PASSAR!

Este item é o primordial, antes mesmo de pensar em dominar dezenas de técnicas mirabolantes de pilotagem. Chama-se “leitura de terreno”. Você vai pilotar sua moto e ficar totalmente atento ao piso, para decidir o melhor traçado e facilitar sua vida. E vai pilotar em velocidade compatível com sua habilidade de observar a estrada, identificar os pontos críticos e decidir qual parte da pista vai usar. Não tem mistério! Com calma e prudência, você vai longe!

 

E uma última dica adicional também salvadora: NUNCA VÁ SOZINHO!

 

Estas dicas também estão disponíveis em áudio através da Rádio 4 Tempos, programa Cerrado, Moto e Aventura, que vai ao ar toda quarta as 19h pelo site www.radio4tempos.com.br

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.