Fiz um curso de pilotagem, e agora?

Primeiramente, vamos lhe dar os parabéns por ter feito um curso. Não importa se foi conosco ou com os demais instrutores existentes no Brasil. Investir em aquisição de conhecimento e melhores técnicas é sempre excelente! Você torna sua pilotagem mais segura e prazerosa. E sua família estará mais tranquila, confiante na sua segurança e retorno pra casa são e salvo. Certamente cheio de novas histórias de estrada para contar!

Após o curso, sugerimos avaliar onde melhorar:

1 – sua proteção pessoal: avaliar sua vestimenta, bota, capacete, armadura. Estavam adequadas para o curso? Estarão adequadas para os passeios e situações reais da estrada? Podem ser evoluídos para produtos melhores? Não é pra sair trocando tudo agora, a idéia principal é saber o que trocar conforme sua experiência e perícia for crescendo. Os produtos de qualidade são mais caros sim, mas vamos lembrar que o custo e incomodação de uma lesão é muito maior.

2 – a proteção da sua moto: os protetores foram bem? faltou algum? o que deve ser melhorado? A moto vai cair, não tem jeito. Dê prioridade à proteção do motor, manetes e pedaleiras, que é o que faz a moto poder rodar. Proteção de escape, carenagens e farol são importantes também mas devido seu alto custo de reposição. O resto é contornável.

3 – sua preparação física: durante o curso você notou muito cansaço, fadiga muscular ou falta de fôlego? Pois é, eu também! Somos sedentários, não atletas. Viajar no asfalto é moleza, mas no off-road a exigência física aumenta bastante. Importante ter bom fôlego (cardio-respiratório) e os músculos das pernas e costas estarem mais preparados. Procure sempre um profissional para fazer a avaliação física e o plano de treinos.

Vou passear uma vez por mês pertinho de casa, precisa disso tudo?

Depois que o “poeira-vírus” te contaminar, pode acreditar que você não vai ficar apenas nesse ritmo! Os três itens acima são dicas e sugestões. Conforme sua vontade, disponibilidade e frequência de pilotagem off-road for crescendo, vá elevando também seu nível de equipamentos, acessórios e condicionamento físico.

A parte prática após o curso, é participar dos passeios com amigos, explorando estradas da sua cidade ou estado. Pegue dicas de outros motociclistas sobre os lugares interessantes a conhecer. Leia nosso outro texto com mais dicas sobre esse momento de participar de um passeio. Fique ligado em nosso Instagram @cerradomotoaventura ou na página TOURS onde divulgaremos os nossos passeios guiados pela CMA, percorrendo rotas incríveis da nossa Região Centro-Oeste!

E claro, nunca vá sozinho pro off-road, é a nossa regra básica de segurança!

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.